Descrição do Relatório Celíaco
O relatório Celíaco da NutraHacker examina polimorfismos de nucleotídeo único que se relacionam com a doença celíaca. A doença celíaca está presente em 1/133 pessoas. Em pessoas com sintomas físicos, a doença celíaca está presente em 1/56 pessoas. Cerca de 95% dos indivíduos celíacos expressam alguma forma de HLA-DQ2 e o restante é principalmente HLA-DQ8 positivo. O HLA-DQ2 é carregado por cerca de um terço dos caucasianos, portanto HLA-DQ2 ou -DQ8 é necessário, mas não suficiente para a doença celíaca.
Este relatório não é um teste de diagnóstico, mas tem valor preditivo negativo, pois a doença celíaca é altamente improvável quando os alelos predisponentes estão ausentes. Um resultado positivo indica alguma predisposição genética para a doença celíaca, mas ainda é improvável de forma geral. A Tabela 1 indica o status HLA conforme pertinente à doença celíaca. Não é uma análise abrangente do HLA, que é um dos genes mais complexos do corpo humano! A análise se concentra no HLA-DQ. A maioria das pessoas não terá dados para DQ4 e DQ7, pois esses não parecem ser genotipados com frequência, mas essas variantes são incomuns.
O relatório Celíaco da NutraHacker mostra a porcentagem de indivíduos com o seu haplótipo HLA que foram observados com anticorpos antiglúten (um marcador para a doença celíaca).
Os haplótipos HLA-DQ cobertos são:
- HLA-DQ2.2
- HLA-DQ4
- HLA-DQ2.5
- HLA-DQ7
- HLA-DQ8
Carregue dados de DNA brutos para obter seu próprio Relatório Celíaco personalizado na Loja NutraHacker.